A expansão do tráfego marítimo atual, impulsionada pelo desenvolvimento econômico dos países, e apoiada pelos avanços tecnológicos na Indústria Marítima, traz a necessidade de uma estrutura de apoio, controle e segurança à altura dessa expansão; esse é o objetivo de uma entidade internacional que, silenciosamente, vem contribuindo nesse campo da atividade marítima.

O aumento do fluxo de navios, suas dimensões e velocidades, são fatores que tem elevado os riscos da atividade marítima. O vertiginoso avanço tecnológico havido nas últimas décadas nas áreas da eletrônica, das comunicações e da informática, propiciou a pesquisa e o investimento com foco no desenvolvimento de novos equipamentos, sistemas em prol da segurança da navegação.

Voltada à essa realidade, a IALA/AISM (International Association of Lighthouse Authorities ou Association Internationale de Signalisation Maritime), criada em 09 de julho de 1957 orienta o trabalho de seus Comitês Técnicos. Antes voltada principalmente aos tradicionais faróis, bóias e alguns equipamentos eletrônicos, expandiu seu campo de atuação à toda complexa rede de auxílios à navegação – AtoN – Aids to Navigation, estando diretamente empenhada no desenvolvimento de modernos sistemas de apoio ao navegante e controle do tráfego marítimo, tais como os GNSS – Global Navigation Satéllite Systems, o AIS – Automatic Identification System, o VTS – Vessel Traffic Service, o VTM – Vessel Traffic Management, e e-Navigation (enhanced Navigation), dentre outros, sem descuidar, no entanto, da aplicação de novas tecnologias aos tradicionais auxílios à navegação visuais, buscando melhorar sua performance.

Em face dessa nova e abrangente filosofia de atuação, alterou sua denominação original para International Association of Marine Aid s to Navigation and Lighthouse Authorities mantendo, entretanto, sua consagrada sigla – IALA.

Perante aos aspectos dos quais se reveste a indústria marítima no campo da segurança da navegação, a IALA, reforçando seu papel e imagem de centro internacional de excelência em auxílios à navegação marítima e assuntos afins assumiu, em sua Constituição, a missão de:

“Contribuir para promover o tráfego seguro, econômico e eficiente dos navios, por meio do desenvolvimento e da harmonização dos auxílios à navegação e de outros meios apropriados em todo o mundo, em proveito da comunidade marítima e da proteção do meio ambiente marinho”.

 

Para alcançar esse propósito atribuiu-se as seguintes tarefas:

– Fomentar a cooperação internacional, promovendo relações de trabalho e assistência entre seus membros;

– Coletar e divulgar informações sobre as atividades de seus membros, bem como incentivar, apoiar e divulgar desenvolvimentos recentes;

– Incrementar o intercâmbio de informações com as organizações representativas de usuários de auxílios à navegação;

– Elaborar e publicar Recomendações, Normas, Diretrizes e Manuais;

– Incentivar seus membros a considerar o desenvolvimento de sistemas multiuso que também possam atender, por exemplo, o monitoramento do meio ambiente marinho;

– Estabelecer Comitês e Grupos de Trabalho para o estudo de assuntos específicos;

– Promover assistência a serviços ou organizações, que o requeiram, no campo de auxílios à navegação e questões afins, seja de caráter técnico, organizacional, ou treinamento; e

– Organizar conferências, simpósios, seminários, workshops entre outros eventos relevantes dentro de sua área de atuação”.

Atualmente mantém ativos os seguintes Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho:

– ANM – Aids to Navigation Management;

– EEP – Engineering/Environment/Preservation;

– VTS – Vessel Traffic Service;

– eNAV – eNavigation;

– CPAF – Competent Pilotage Authority Forum;

– IALA-Net – Programa de Compartilhamento internacional de dados AIS em tempo real; 

– Análise de Risco – Responsável pelo desenvolvimento e atualização de sua ferramentas de análise e gerência de risco, o IWRAP – IALA Waterway Risk Assesment Program.

Cabe a esses Comitês e Grupos de Trabalho a tarefa de estudar e apresentar ao Conselho da IALA para aprovação a documentação necessária para orientar o desenvolvimento, padronização, implantação, gerência operação e manutenção de equipamentos, sistemas, técnicas, e procedimentos de Auxílios `a Navegação, produzindo Manuais, Recomendações, e Orientações, dos quais se destaca:

– NAVGUIDE – Aids to Navigation Manual;

– MBS – Maritime Buoyage System;

– VTS Manual;

– VTS Training Manual;

– IALA Ligthouse Conservation Manual.

Em sua estrutura prevê a associação de Membros Nacionais, Membros Industriais, Membros Associados, e Membros Honorários. O Brasil foi convidado a participar da IALA, por meio da Diretoria de Hidrografia e Navegação – DHN, desde a fase embrionária do projeto, na Conferência de 1956 e, em 1961, o Ministério das Relações Exteriores foi autorizado, por Decreto Presidencial, promover a adesão brasileira à essa importante Organização.

Desde então o Brasil tem participado de todas as Conferências e Assembléias-Gerais da Organização, por meio do Centro de Sinalização Náutica “ALMIRANTE MORAES REGO” – CAMR, tendo sido eleito para compor o seu Conselho Administrativo na Assembléia de 1998 em Hamburgo, Alemanha, e re-eleito nas Assembléias de 2002 em Sidnei, Austrália, 2006 em Xangai, China, e 2010 na Cidade do Cabo, África do Sul. Iniciou sua participação em Comitês Técnicos em 2007 no Comitê EEPEngineering/Environment/Preservation, o CAMR atualmente participa de todos os Comitês Técnicos, ANMAids to Navigation Management, VTSVessel Traffic Service, e eNAVenhanced Navigation, bem como em diversos simpósios, seminários e workshops promovidos pela IALA, buscando manter-se no estado da arte, bem como prestar sua colaboração ao desenvolvimento de auxílios à navegação em nível mundial.

Fonte: http://www.dhn.mar.mil.br/

http://www.iala-aism.org/