São diversos os motivos que parecem fazer os jovens se tornarem candidatos a uma vaga de aluno da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Interessado em conhecer melhor essas motivações, o Jornal Pelicano foi até alguns dos atuais alunos e praticantes dessa Escola.

 
O praticante Flávio, do curso de náutica, acabou de concluir seus 3 anos de EFOMM e está prestes a inciar os seus 12 meses de praticagem que precisa para adquirir a carta de segundo oficial de náutica concordou em responder a questão que lhe enviamos.
 
Para ele, as diversas possibilidades de atuação no mercado, o salário, as folgas e possibilidade de conhecer novos lugares, o certificado de validade internacional e a agilidade e condições de formação superam muito as dificuldades que a carreira apresenta.
 
A entrevista, na íntegra, você confere a seguir.
 
 
JORNAL PELICANO – Porque você escolheu a EFOMM?
FLÁVIO – Primeiro, gostaria de dizer que, inicialmente, a minha escolha não foi a EFOMM. Cursei a faculdade de Engenharia de Telecomunicações por 2 anos antes de tomar aquela que julgo ter sido a decisão mais importante que já tive que tomar, mudar.
São muitos os motivos que levam um estudante à EFOMM. Como muitas outras profissões, a carreira do Oficial de Marinha Mercante permite que o profissional atue de maneiras diversas no mercado. Para os que querem uma qualidade de vida melhor, o salário. Para os que adoram viajar, as folgas e a possibilidade de conhecer novos lugares. Os que pretendem trabalhar ou morar em outros países poderão fazê-lo, pois o Oficial recebe um certificado reconhecido internacionalmente.
 
“A carreira do Oficial na Marinha Mercante permite a realização de seus sonhos de forma relativamente rápida e objetiva”, simples assim.
 
A maneira como posso resumir e simplificar todos esses motivos foi dita a mim pelo Oficial de Máquinas Rodrigo Cintra em uma visita ao N/T Brotas: “A carreira do Oficial na Marinha Mercante permite a realização de seus sonhos de forma relativamente rápida e objetiva”, simples assim.
 
Existem dificuldades, como em qualquer carreira, mas as vantagens são muitas.
 
Existem dificuldades, como em qualquer carreira, mas as vantagens são muitas. Ao contrário da maioria das faculdades, o aluno, na EFOMM, recebe uma bolsa mensal (soldo). E, apesar das flutuações, existem boas previsões e expectativas para o mercado de trabalho. O simples fato de permanecer na profissão já torna o profissional diferenciado. Claro que isso deve ser aliado ao empenho e dedicação do mesmo.
O profissional formado na EFOMM pode se estabelecer em muitas outras áreas de atuação além da marítima e pelo mar são transportadas muitas das riquezas não só do Brasil, mas de todos os grandes países.
 
Escolhi a EFOMM pelas possibilidades e sabia dos desafios que seriam impostos…
 
Existirá sempre aqueles que apresentarão dificuldades e a estes eu não tenho nada a dizer. Escolhi a EFOMM pelas possibilidades e sabia dos desafios que seriam impostos não só durante o tempo na Escola como no mar e, como se diz na EFOMM: “Se esse é o preço para se tornar um Oficial da Marinha Mercante, eu pago.”
 
 
 
Explore, curta e compartilhe o novo Jornal Pelicano!
 
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.