Para fortalecer o interesse das empresas pela preservação do meio ambiente marinho, a organização reconhecida Bureau Veritas criou o Prêmio da Seis Pérolas Douradas e o Atestado de Eficiência Energética.

Existem diversas tecnologias em desenvolvimento, que visam a diminuição dos impactos ambientais causados pela navegação marítima. Algumas delas, inclusive, já estão prontas para serem implantadas. No entanto, a velocidade de adoção de tais tecnologias pelos armadores e estaleiros, ainda não é a esperada.

O Prêmio das Pérolas Douradas

Visando estimular as empresas de navegação a adotarem um comportamento comprometido com a preservação do meio ambiente marinho e a desenvolverem suas atividades com o máximo de eficiência e sustentabilidade, a sociedade classificadora Bureau Veritas criou o Prêmio das Seis Pérolas Douradas (The Six Golden Pearls Award – SGPA). De fato, ele é um atestado de compromisso das empresas de navegação com a preservação do meio ambiente marinho.

O Prêmio das Seis Pérolas Douradas é concedido aquela empresa que, reconhecidamente, desenvolva esforços para melhorar a eficiência no tratamento de água e de rejeitos operacionais, marítimos e aéreos, de seus navios. Além disso a que implemente medidas efetivas para garantia da boa gestão do meio ambiente, da saúde e segurança de pessoas a bordo e, também, da dos alimentos. É claro que só recebe tal honraria as empresas que cumprem as regras previstas nos anexos I, IV, V e VI da MARPOL – convenção internacional que trata da prevenção da poluição por navios.

O Atestado de Eficiência Energética

Além do SGPA, a Bureau Veritas também criou um Atestado de Eficiência Energética (Energy Efficient Design). Ele não é convencionado, mas se alinha com os mesmo objetivos do prêmio anterior. Ao atestar que um navio aproveita da melhor maneira possível seus processos de transfomação energética, o selo promove a conscientização das empresas de navegação e estaleiros com a importãncia da prevenção de emissão de gases do efeito estufa.

Resultados Preciosos

Como resultado de tais fomentos, algumas empresas de navegação estão mudando suas políticas de prevenção de poluição. As mais notáveis alterações vem das que atuam no transporte de passageiros como a MSC, a Royal Caribbean e a Disney Cruise Line.

A MSC foi a primeira a receber o SGPA pelos projetos dos navios MSC Splendida e MSC Fantasia. Recentemente, o navio MSC Preziosa recebeu o Prêmio das Sete Pérolas Douradas (The Seven Golden Pearls Award), uma evolução do SGPA. Todos eles adotam políticas maduras de prevenção de poluição marinha como redução do emprego de determinados materiais não recicláveis, reaproveitamento orgânico de materiais não perecíveis entre outras como treinamento da tripulação em gerenciamento energético, por exemplo.

A Royal Caribbean Cruises recebeu um Atestado de Eficiencia Energética pelo investimento em tecnologias próprias de abatimento de emissão de poluentes por combustíveis fósseis além de sistemas dissipadores de rejeitos tratados.

A Disney Cruise Line foi reconhecida por ser a primeira empresa a adotar uma inovadora tecnologia de revestimento de casco que diminui a resistência da água, consequentemente, reduzindo o consumo total de combustível em até 10%. Além disso, por alguns de seus navios possuirem um avançado sistema de purificação de água que beneficia os rejeitos de lastro de forma a propiciar a reprodução de espécies de animais marinhos em seus itinerários.

 

Explore, curta e compartilhe o novo Jornal Pelicano!

 

 
 
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.