Imagine se fosse possível ter acesso à localização e dados de navegação de qualquer embarcação do mundo de modo quase instantâneo. Imagine poder saber de onde ela vem, para onde ela vai e que horas chegará em seu destino. Imagine poder conhecer o seu atual calado, a direção do vento que a atinge, a sua velocidade e curso.

Bom, não precisa imaginar. Isso tudo e muito mais já é possível. E está disponível para qualquer pessoa no site marinetraffic.com. O serviço utiliza os dados transmitidos pelo Sistema de Identificação Automática (AIS) dos navios. A Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS) estabeleceu a obrigatoriedade do sistema para todos eles com arqueação bruta maior ou igual a 300.

Tela do serviço Marine Traffic agrega e detalha informações do NT João Candido. (Captura: Jornal Pelicano / Marine Traffic)

Também conhecido como transponder, o sistema emite, regularmente, informações como a posição global dos navios e suas velocidades para outras embarcações, que estejam a um curto alcance. Além disso, ele envia os dados a estações de controle de tráfego, em terra, também conhecidas como VTS (Serviço de Tráfego de Embarcações).

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.